sábado, 19 de maio de 2012

Os Povos da Cuesta (sinopse)




SinopseEntre 1947 e 1953, o sociólogo Antonio Candido realizou uma extensa pesquisa em toda a região de Bofete e municípios vizinhos, entrando no coração da cuesta de Botucatu para entender como viviam os caipiras na região. O Brasil entrava em um processo de industrialização, mas os descendentes dos “pés vermelhos” que chegaram com os bandeirantes e dominaram o interior paulista ainda mantinham os hábitos e costumes de seus pais e avós. Essas observações estão publicadas no livro Os Parceiros do Rio Bonito, a tese de doutorado que se transformou em referência mundial nos estudos do caipira paulista.
Aprovado pelo Programa de Ação Cultural PROAC-ICMS da Secretaria de Estado da Cultura, o documentário Os Povos da Cuesta vai retomar os estudos do prof. Antonio Candido para entender e mostrar como vivem esses caipiras e neocaipiras de hoje. Alguns ainda mantêm hábitos de seus ancestrais. Muitos já surfam nas ondas da comunicação global com seus celulares e dispositivos conectados a internet – nossos hipercaipiras.
O filme pretende, portanto, ser um registro vivo das populações que habitam essa região diferenciada, suas histórias, a comida, as habitações, as tradições e festas populares. Uma volta ao futuro para mostrar a beleza de uma região e a riqueza da cultura de um povo.

EstruturaO documentário terá como paisagem visual imagens da flora e fauna da cuesta, detalhes macro-geológicos, cachoeiras, animais e aves. O filme vai mostrar em uma breve retrospectiva a história da formação geológica da cuesta, desde quando a região virou um deserto durante o movimento que agitou a terra e separou os continentes da África e das Américas. A partir dessa abertura, realizada com recursos de computação gráfica e quadrinhos, centra sua narrativa na vida das populações tradicionais que ainda moram na cuesta e com menos destaque nos novos moradores que estão ocupando a região com fazendas, sítios e casas de veraneio. Colhe depoimentos dos moradores que vivem na região e faz uma ampla cobertura das comunidades, vilarejos e casas isoladas das principais cidades que integram o chamado Polo Cuesta: Analândia, Bofete, Pardinho, Rubião Junior, Areiópolis, Vitoriana, Conchas e Botucatu.

Direção/Produção
Os Povos da Cuesta vai ser dirigido pelo documentarista Luiz Carlos Lucena, que lançou ano passado seu último trabalho Os Manos de Alá, documentário sobre a presença e crescimento do islamismo nas periferias das grandes cidades, que foi indicado esse ano como referência para estudos do mundo árabe nas apostilas do 7º ano das escolas municipais da Prefeitura do Rio de Janeiro. Lucena também é professor universitário nas disciplinas de audiovisual.
Os Povos da Cuesta integra um projeto mais amplo, e nasceu a partir da pesquisa de locações que foi realizada para a realização do longa metragem Estranhas Cotoveladas, do cineasta Reinaldo Volpato, que tem a cuesta também como cenário e deve ter filmagens realizadas esse ano. Complementa assim a história ficcionada do longa metragem, que também fala do nosso caipira do interior.
O documentário acaba de ser aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura para obter patrocínio através da lei de incentivo fiscal do ICMS – ou seja, empresas que pagam ICMS podem aplicar esse imposto como investimentos no filme.
Empresas interessadas em investir no projeto podem contatar as produtoras associadas que desenvolvem o projeto: Taus Produções Audiovisuais 14 – 3814-5934 ou
Ativa Cinema Digital, 11 2892-5598 - 9998-4597.

Nenhum comentário:

Postar um comentário